Diário do Sul celebrou 44º aniversário

27-02-2013 08:59

Manuel Madeira Piçarra, diretor e fundador do Diário do Sul, considera que «valeu a pena» a aposta feita há 44 anos com o lançamento de um jornal diário no Alentejo. Contudo, acrescenta que o importante é pensar nos próximos 44 anos.

Na sessão comemorativa participaram Afonso Camões, presidente da Lusa, João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, e o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Alentejo.

Manuel Madeira Piçarra disse que gostaria de ter chegado aqui com um jornal «muito melhor, com mais informação e com mais páginas». O diretor do diário do Sul recorda a publicação que fundou a 25 de Fevereiro de 1969, como algo que pertence ao Alentejo e aos alentejanos e conclui que diariamente passa mais tempo a pensar no futuro do que recordar o passado.

Afonso Camões, presidente da Lusa, abordou o modelo de negócio dos jornais impressos, posto em causa na última década, para alertar para a necessidade de novas soluções na procuras de receitas e de viabilização da industria de produção de conteúdos e ainda acrescenta que á uma crise que afeta os jornais impressos, que tem custos de produção elevados.

Num debate centrado na relação jornal/região, João Palmeiro reforçou a ideia de que os leitores confiam em quem dá a cara pelo jornal.

António Dieb, presidente da CCDRA, realçou que o diário do Sul soube manter-se, ao longo dos anos, longe das polémicas estéreis e perto da informação sobre a região.

O 44º aniversário do diário do Sul fez desfilar pelas instalações figuras da política local e regional. Nos microfones na Telefonia do Alentejo, por exemplo, falou-se de política autárquica e, naturalmente, de imprensa regional. Nas instalações do Diário do Sul passaram, durante a tarde de ontem, autarcas, representantes das várias atividades económicas, da Universidade e da Administração pública.

Google

O presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, João Palmeiro, alertou para a importância de haver cooperação financeira por parte da empresa de internet pela utilização dos conteúdos de língua portuguesa.

“ É preciso perceber que os conteúdos noticiosos estão disponíveis, mesmo que gratuitamente, num determinado “site”, mas pertencem aos utilizadores desse mesmo “site” e nunca poderão ser livremente reproduzidos”, disse João Palmeiro.

Malagueira

O grupo “Amigos da Malagueira”, que atuou nas instalações do Diário do Sul, foi criado há quatro anos. Moisés Casanova, que preside à associação, recordou ao ‘Escola Digital’ que a primeira atuação remonta a Outubro de 2009, na arena de Évora. O grupo é atualmente constituído por 12 elementos.

Em média o grupo realiza entre os 40 e 45 espetáculos por ano, já tendo gravado o primeiro cd, no ano de 2010.

O grupo já está a preparar um novo trabalho, com espetáculos marcados de norte a sul do país, com também deslocação à Suíça, para a comunidade portuguesa radicada em Zurique.

A sua principal fonte de inspiração é o Cancioneiro Regional Alentejano.