Escola EB2,3 André de Resende

A escola EB2,3 André de Resende, em Évora, foi fundada em 1973. Tem atualmente 829 alunos e um corpo docente de 96 professores.

É uma das 12 escolas portuguesas que iniciaram a experiência piloto de curso vocacional.

O curso vocacional tem por objectivo orientar os alunos, permite concluir o secundário, depois de adquiridos conhecimentos em várias disciplinas. Este curso exige regras de bom comportamento e trabalho de equipa. A escola proporciona uma aprendizagem elevada para promover as capacidades dos públicos-alvo. Os alunos com esta via de ensino articulam necessidades e expectativas da escola com as caraterísticas do tecido económico social. Qualquer aluno que frequente um curso vocacional depois pode fazer os exames de 6º ou 9º e voltar ao percurso tradicional. Só os alunos a partir dos 13 anos de idade podem procurar uma alternativa neste tipo de ensino.

JORNALISMO

Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Recolher, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais são tarefas a realizar durante o curso. Os alunos do Curso Vocacional editam o jornal «Escola Digital», em www.escola-digital.webnode.pt.

TECELAGEM

A tecelagem, enquanto arte de entrelaçar fios entre si, leva os alunos do Curso Vocacional a uma experiência que apela à criatividade. Tal como no jornalismo e na eletricidade, o curso completa-se com a realização de um estágio, incluindo trabalho em tear, tinturaria e filtragem.

ELETRICIDADE

Da teoria à prática, os alunos do curso vocacional adquirem conhecimentos sobre o funcionamento da eletricidade e produção de energia. Na componente prática, destaque para a realização de circuitos com luzes.

O Agrupamento inclui nove escolas, três jardim-de-infâncias e seis escolas básicas. No total, o agrupamento tem 1420 alunos, 132 professores e 72 funcionários.

JI do bairro Garcia de Resende

JI do bairro de S.to António

JI de Vendinha

Eb1 do Bairro da Comenda

Eb1 do Rossio de São Brás

Eb1 do Bairro da Câmara

Eb1 da Av. Heróis do Ultramar

Eb1 do Chafariz del Rei

O relacionamento da escola sede com as escolas primárias e jardins-de-infância é assegurado com a articulação da direção do agrupamento e os coordenadores de cada estabelecimento de ensino.

No agrupamento nº 2 de Évora, a diretora Rita Aranha conta com uma equipa composta por: Jorge Branquinho (Subdiretor), Maria Perdigão e Paula Copeto (adjuntas), Carlos Oliveira, João Batalha e Maria Contas (assessores).

O subdiretor da escola, Jorge Branquinho, apoia seis escolas e é responsável pelas “matematíadas”, que são incentivo à disciplina de matemática do 1ºciclo.

A educadora Manuela Perdigão faz articulação com a pré-escolar.