UMinho estimula gosto pela Ciência

22-11-2012 14:56

A forma mais fácil e eficaz de fazer crescer nos mais jovens o gosto pela Ciência é abrindo-lhes as portas dos laboratórios e serem eles próprios a realizar as experiências. Foi partindo deste pressuposto que a Escola de Ciências da Saúde (ECS) e o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Universidade do Minho abriram mais uma vez as suas portas aos alunos do ensino básico e secundário.
 Desde ontem e até amanhã, pelos laboratórios do ICVS vão passar 400 estudantes de escolas da região Norte do país.
 “O nosso objectivo é fazer crescer nos jovens o fascínio que eles têm pela Ciência. Isso é fundamental sobretudo nos tempos que correm. Nesta altura de crise achamos que é ainda mais importante apostar na Ciência e na Tecnologia e toda esta aposta na cultura científica deve ser feita a partir das idades mais mais jovens”, explicou Nuno Osório, coordenador desta iniciativa que se insere na Semana da Ciência e Tecnologia.
 Nos laboratórios do ICVS, os estudantes são convidados a vestir a pele de cientistas e a realizar as diversas experiências que os profissionais prepararam para eles.
 “Temos um conjunto de actividades que abrangem as diversas áreas das ciências da saúde, nomeadamente a separação das cores primárias por cromato-grafia, a articulação dos cinco sentidos, a consciência da diversidade biológica do mundo que não se vê, o crescimento de um embrião, os efeitos nocivos da radiação solar, o diagnóstico molecular de uma infecção, o suporte básico de vida, entre outras preparadas especificamente para este público escolar”, acrescentou Nuno Osório em declarações ao ‘CM’.

Para os alunos que ontem estiveram no ICVS a experiência foi muito marcante. Para a maioria deles, foi a primeira vez que estiveram numa universidade e num laboratório. “Eles estão muito entusiasmados. Realizam as experiências e aproveitam para tomar notas. Está a ser muito proveitoso para ele”, contou Isabel Martins, uma das docentes que ontem acompanharam os 52 alunos do 6.º ano da Escola Básica de Lamaçães que participaram nesta iniciativa.
Entusiasmados estava também o grupo de 25 alunos da Escola EB 1 da Veiga, de S. Vicente, que também participaram na iniciativa. “Eles estão entusiasmados sobretudo com o microscópio”, contou uma das professoras que acompanhavam as crianças. Rafael e Inês, que são primos e frequentam esta escola, confirmaram: “Estamos a adorar ver ao microscópio. É muito fixe”, confessaram ao ‘CM’.