AOAL promove ações de sensibilização sobre cancro da pele

29-04-2013 16:52

A Associação Oncológica do Alentejo realiza no dia 14 de maio, na Escola André de Resende, uma sessão de sensibilização sobre o cancro da pele. Atualmente o cancro da pele ocupa o quinto lugar na lista de doentes submetidos a tratamento na unidade de radioterapia da Lenicare no Hospital do Espírito Santo de Évora, estimativas revelam que na região do Alentejo, surgem entre dois mil a 2.500 novos casos de cancro por ano.

Para alertar na importância da prevenção e da deteção precoce, a associação está a organizar várias iniciativas de sensibilização para o cancro da pele. A AOAL promove a 2ª caminhada de sensibilização no dia 12 de maio às 9h00, em Santiago do Cacém, com o lema “Ande pela sua pele! Protegê-la está nas suas mãos!”.

Na primeira edição, em Évora juntou-se mais de 350 pessoas num passeio de cerca de duas horas, ligando a Praça do Giraldo ao Convento da Cartuxa.

A AOAL, fundada em 2009, tem por objetivo o apoio ao doente, contribuindo para a divulgação de informação sobre as doenças do foro oncológico.

O Alentejo conta, desde 2009, no HESE, com cuidados de saúde completos para o tratamento das doenças oncológicas.

Com o Centro de Aconselhamento ao Doente Oncológico, inaugurado em Dezembro, a AOAL passou a apoiar o doente oncológico em todas as fases da doença, esclarecendo-o acerca das diversas temáticas relacionadas com o cancro. Sensibilizando para estilos de vida que facilitem a prevenção de complicações associadas à doença ou aos seus tratamentos, informando os seus cuidadores/familiares para uma melhor gestão da doença, facilitando o acesso a apoios técnicos, financeiros e jurídicos e promovendo o bem-estar e otimizando a qualidade de vida dos mesmos. Para isso o CADO conta com profissionais especializados em diversas áreas: social, psicológica, jurídica, nutrição, fisioterapia e reiki.