André de Resende com medalha de bronze nas Olimpíadas de Física

29-04-2013 14:36

João Fernandes, Pedro Latas e Raul Sarkar, alunos do nono ano da escola André de Resende, conquistaram a medalha de bronze na fase regional das Olimpíadas de Física – escalão A. As Olimpíadas de Física têm por objetivo incentivar e desenvolver o gosto pela Física nos alunos dos Ensinos Básico e Secundário.

A fase regional realizou-se no dia 20 de Abril, em Lisboa, no Instituto Superior Técnico, no campus de Oeiras-Tagus Park.

Os alunos João Fernandes (9ºE), Pedro Latas (9ºE) e Raul Sarkar (9ºF) participaram nas Olimpíadas de Física por “iniciativa própria”, terminando na terceira posição, lugar que dá acesso à fase nacional, explicou ao jornal ‘Escola Digital’ Nazaré Caldeira, professora de Física e Química da escola André de Resende.

As Olimpíadas de Física são promovidas pela Sociedade Portuguesa de Física, que promove a participação de uma equipa portuguesa na International Physics Olympiad (IPhO) e na Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF). As Olimpíadas de Física têm em conta a importância na educação básica dos jovens e o seu crescente impacto em todos os ramos da Ciência e Tecnologia.

A competição conta com dois escalões (A – alunos do 9º ano; B- alunos do 11º ano de escolaridade, que não tenham completado 19 anos a 30 de Junho do respetivo ano letivo).