Mais de 1500 alunos "brincaram" com a Matemática

06-03-2013 08:56

A Arena d'Évora foi o palco do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos realizado nesta cidade alentejana, na passada sexta-feira. Segundo o Diário do Sul, a iniciativa contou com a participação de mais de 1500 alunos, desde o 1.º ciclo até ao ensino secundários, oriundos de todo o país.

A final da nona edição deste campeonato resultou de uma organização da Universidade de Évora (UÉ), Câmara Municipal de Évora, Delegação Regional do Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), Ciência Viva, Associação Ludos, Associação de Professores de Matemática e SPM, inscreveram-se 1700 alunos.

Os alunos disputaram diferentes jogos ao longo dessa sexta-feira.

Marta Welling (EB/JI do Bacelo) e Luís Toledo (EB Santa Clara) ocuparam a segunda posição em Cães e Gatos (1º Ciclo) e Hex (2º Ciclo), respetivamente.

Para além da prestação dos alunos de Évora, que competiram contra jovens de 350 escolas, o Alentejo esteve igualmente bem representado, destacando-se as vitórias de Filipe Bruno (EB 2,3 Bernardim Ribeiro, de Alcácer do Sal) em Avanço (3º Ciclo) e Leonel Queimada (ES c/ 3º Ciclo D. Manuel I, de Beja), em Avanço (secundário). André Santana (ES c/ 3º ciclo D. Manuel I, de Beja) foi o segundo classificado em Hex (secundário).