Escola André de Resende mostra trabalhos do Curso Vocacional

24-04-2013 09:21

Os trabalhos realizados pelos alunos dos três ofícios do Curso Vocacional - Electricidade, Artes e Jornalismo – da Escola Básica André de Resende, do Agrupamento de Escolas nº 2 de Évora, estiveram patentes, durante o mês de Abril, na Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direcção de Serviços da Região Alentejo (DGEstE – DSRA).

Esta exposição contou com trabalhos referentes a tecelagen, enquanto arte de entrelaçar fios entre si, que leva os alunos do Curso Vocacional a uma experiência que apela à criatividade. Tal como no jornalismo e na electricidade, o curso completa-se com a realização de um estágio, incluindo trabalho em tear, tinturaria e filtragem. Na electricidade, da teoria à prática, os alunos adquirem conhecimentos sobre o funcionamento da electricidade e produção de energia. Na componente prática, destaque para a realização de circuitos com luzes. No jornalismo, os alunos do Curso Vocacional editam o jornal «Escola Digital», em www.escola-digital.webnode.pt.

A EB André de Resende é uma das 12 escolas portuguesas que iniciaram, no ano lectivo em curso, a experiência piloto de curso vocacional.

Fundada em 1973, a escola tem actualmente 829 alunos e um corpo docente de 96 professores.

O curso vocacional tem por objectivo orientar os alunos e permite concluir o secundário, depois de adquiridos conhecimentos em várias disciplinas. Este curso exige regras de bom comportamento e trabalho de equipa. Os alunos com esta via de ensino articulam necessidades e expectativas da escola com as características do tecido económico-social. Qualquer aluno que frequente um curso vocacional pode fazer os exames de 6º ou 9º e voltar ao percurso tradicional. Só os alunos a partir dos 13 anos de idade podem procurar uma alternativa neste tipo de ensino.

Os alunos que concluem o 9º ano, podem seguir, no secundário, a via do ensino profissional ou optar por continuar no curso vocacional.