EB23 André de Resende e Diário do Sul celebram protocolo

06-11-2012 16:29

O Agrupamento de Escolas n.º 2 de Évora e o Diário do Sul celebraram um protocolo que permite a prática simulada na empresa editora do jornal durante a pausa para férias. Este protocolo surge na sequência de uma experiência-piloto iniciada este ano com os cursos vocacionais.

Estes cursos foram lançados pelo Ministério da Educação. Este ano lectivo, os cursos integram alunos com mais de 13 anos.

No Alentejo, há duas escolas abrangidas pelo projecto, um colégio particular em Vila Nova de Milfontes e a Escola EB 2,3 André de Resende de Évora.

Rita Aranha, directora do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Évora, disse ao Escola Digital que o convite da Direcção Regional de Educação do Alentejo para a escola se constituir como uma experiência-piloto do curso vocacional foi aceite para o 3.º ciclo. Rita Aranha salientou que se trata de um curso vocacional em que os alunos «têm uma componente geral e complementar muito idêntica ao currículo normal, mas depois têm uma componente vocacional, composta por três ofícios: electricidade; tecelagem, tinturaria e tapeçaria, e jornalismo».

O coordenador deste curso é João Batalha, professor que é também responsável pela disciplina de electricidade. Célia Nobre e lecciona a componente de artes e assume a direcção da turma. Já a parte de jornalismo é da responsabilidade de Carlos Trigo.

É precisamente na área do jornalismo que o Agrupamento de Escolas n.º 2 de Évora estabeleceu o protocolo com o Diário do Sul. «Os alunos vão ter prática simulada em empresas durante a pausa para férias, podendo assim praticar em contexto real de trabalho», explicou a directora do agrupamento.

O Diário do Sul foi fundado em 1969. Hoje distribuí 7.000 exemplares por dia e tem distribuição a sul do Tejo.

Além do jornal, o grupo conta ainda com a Telefonia do Alentejo (103.2 Mhz) e com a Diário do Sul TV, com emissão no MEO e uma versão webtv no YouTube.

Em 2008, o Diário do Sul recebeu das mãos do Presidente da República o Prémio Gazeta - imprensa Regional.